Prefeietura de Altos
01/02/2019 19:07:00

Secretaria de Saúde de Altos nega boatos sobre casos de HIV

734 acessos
  


Secretaria de Saúde de Altos nega boatos sobre casos de HIV

 

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu nota de repúdio e esclarecimento negando notícias que começaram a circular, nesta sexta-feira (1º), em grupo de WhatsApp, dando conta sobre casos de HIV no município.

Tais notícias, que, segundo a Secretaria de Saúde, são boatos, relatam que em Altos existiria um grande número de casos de pessoas contaminadas com o vírus da Aids.

A Secretaria de Saúde, no entanto, afirma que as notícias são falsas. "A Prefeitura de Altos nega e repudia todos os boatos que estão circulando por grupos de WhatsApp dando conta de que a população da cidade estaria com alto índice de contaminação pelo vírus HIV", diz a nota.

Ainda segundo a nota, relatórios do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), apontam que "de 01/01/2018 a 31/12/2018, de um total de 640 testes de HIV realizados, apenas 3 casos deram resultado positivo - ou seja, um percentual de somente 0,007% da população de Altos".
 
A nota da Secretaria reforça que "tais informações que têm circulado são completamente mentirosas, fruto da conduta irresponsável de pessoas e grupos levianos que não estão preocupados com o bem-estar da população e que podem responder por crime contra a saúde pública.
 
Confira a nota na íntegra
 
NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO
 
A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nega e repudia, veementemente, todos os boatos que estão circulando por grupos de WhatsApp dando conta de que a população da cidade estaria com alto índice de contaminação pelo vírus HIV.
 
A Prefeitura esclarece que, segundo relatórios do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), de 01/01/2018 a 31/12/2018, de um total de 640 testes de HIV realizados, apenas 3 casos deram resultado positivo - ou seja, um percentual de somente 0,007% da população de Altos.
 
Está, portanto, claro que tais informações que têm circulado são completamente mentirosas, fruto da conduta irresponsável de pessoas e grupos levianos que não estão preocupados com o bem-estar da população e que podem responder, judicialmente, por crime contra a saúde pública.
 
A Prefeitura de Altos ressalta que a Secretaria de Saúde, por meio de sua equipe, atua de forma ética e profissional, cumprindo com os protocolos estabelecidos e validados pelo Ministério da Saúde, visando garantir, assim, a qualidade do atendimento aos usuários.
 
Prefeitura de Altos
 
Secretaria Municipal de Saúde de Altos

 


Fonte: Ascom

Imprimir      Enviar por E-mail

Mais notícias

PREFEITURA DE ALTOS: Praça Marechal Deodoro, 860 - Palácio da Cidade Altos-PI | CEP: 64001-070
Fone: (86) 3262-1557