28/07/2015 16:47:00

Prefeitura e Sejus firmam parceria para reformulação do Hospital Penitenciário

Prefeitura e Sejus firmam parceria para reformulação do Hospital Penitenciário

Nesta terça-feira (28), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, recebeu uma equipe da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) para tratar do projeto de reformulação do Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA), situado no município. O objetivo da reformulação é transformar o Hospital em um módulo de saúde de média complexidade que possa atender à população em geral, inclusive no atendimento psiquiátrico

“A ideia é que o Hospital Penitenciário seja uma unidade que conte com todas as especialidades médicas, exames laboratoriais, além de três salas cirúrgicas, também prestando atendimento psiquiátrico. A reformulação nos interessa bastante, pois vai garantir benefícios não só a população carcerária, mas também ao povo de Altos”, frisa Patrícia Leal.

O diretor de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Francisco Antônio de Sousa, explica que “com essa medida, a Sejus está atendendo a uma determinação do governador do Estado, Wellington Dias, para transformar o Hospital Penitenciário em um módulo de saúde aberto à população de Altos e de cidades próximas. Também queremos transformar o Hospital Penitenciário em uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde”.

Saúde para detentos e projeto Registrar

Durante a reunião, a prefeita Patrícia Leal garantiu apoio à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e poderá disponibilizar uma equipe de saúde para atuar na Colônia Agrícola Major César Oliveira.

O projeto Registrar, que visa emitir documentação e garantir o acesso a direitos e benefícios, previstos em lei, para as pessoas privadas de liberdade, também terá o apoio de Patrícia Leal. A execução do projeto está prevista para os meses de agosto, setembro e outubro e a Prefeitura do município vai designar uma equipe para dar continuidade ao cadastramento dos presos do município.