10/09/2015 16:04:00

Altos está entre os mais bem avaliados em ações de vigilância, aponta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou, por meio da portaria nº 1.241, o resultado da fase de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, que transfere recursos para os municípios que cumprem as metas estabelecidas pelo programa. O município de Altos se destacou no Piauí, atingindo oito das nove metas estipuladas, recebendo 90% do recurso do programa.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde nos âmbitos Estadual, Distrital e Municipal sendo composto por fase de adesão e fase de avaliação. Após o cumprimento das fases, os municípios receberão valor financeiro correspondente a 50% do valor integral do incentivo financeiro do programa do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

O secretário municipal de Saúde, Nerrirony Lacerda, comenta o esforço do executivo municipal em cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Isso mostra a organização e compromisso da gestão com os programas que trazem melhorias para a saúde da população altoense”, frisa.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza os investimentos realizados com o objetivo de ampliar os serviços de saúde no município. “A reforma do Hospital de Altos e a construção de sete Unidades Básicas de Saúde estão contribuindo bastante para a melhoria da Saúde em Altos, prova disso é o cumprimento de oito das nove metas do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é cumprir todas as metas para alcançarmos 100% dos recursos federais”, conclui.