A Prefeitura de Altos encerrou a Semana Municipal de Saúde do Adolescente 2026 com uma importante ação realizada na Escola Cívico-Militar ECIM Antônio Inácio, promovendo um momento de integração, cuidado, escuta e fortalecimento da rede de proteção voltada aos adolescentes do município.
A atividade contou com uma roda de conversa conduzida pela equipe multiprofissional da UBS São Luís, reunindo diversos setores que compõem a rede de assistência e proteção, em um espaço de diálogo, acolhimento e troca de experiências com os estudantes. O momento foi pensado para ampliar a escuta dos adolescentes, fortalecer vínculos e promover orientações voltadas à saúde, ao bem-estar e à garantia de direitos.
A ação também foi enriquecida com a participação do Conselho Tutelar, do Selo UNICEF, da Educação, além de representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, reforçando a importância da atuação conjunta entre diferentes áreas na construção de um cuidado mais amplo, humanizado e eficiente para a juventude.
Ao integrar saúde, educação, assistência, esporte e cultura, a iniciativa destacou o papel da intersetorialidade como ferramenta essencial para o fortalecimento da rede de apoio aos adolescentes, reconhecendo que o desenvolvimento saudável dessa fase da vida exige atenção não apenas à saúde física, mas também à saúde mental, emocional, social e ao acesso a oportunidades que contribuam para a formação integral.
O encerramento da semana reafirma o compromisso da gestão municipal em investir em ações que promovam o protagonismo juvenil, a escuta qualificada e a ampliação do acesso aos serviços, fortalecendo cada vez mais a proteção e o cuidado com os adolescentes em todos os espaços.
A Prefeitura de Altos segue trabalhando de forma integrada para promover saúde, acolhimento, proteção e oportunidades, entendendo que cuidar dos adolescentes é investir no presente e construir um futuro mais saudável, seguro e promissor para toda a sociedade.