Prefeitura capacita Saúde para testagem rápida de DST’s

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica capacita 40 profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem para testagem rápida de doenças como Sífilis, HIV e Hepatite B e C. A atividade teve início no último dia 15 de abril. O público alvo são gestantes.

Nos dias 22 e 29 de abril a capacitação desses profissionais continua. “O objetivo da implantação do teste rápido é o diagnóstico precoce, a fim de alcançar uma redução da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, e assim melhorar a qualidade de vida dos portadores desses tipos de doenças”, explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Lia Raquel.

A Secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa, informa que os testes rápidos voltados para gestantes não estavam sendo feitos em Altos. “O teste é feito logo no início do atendimento à gestante na Unidade Básica de Saúde, e de acordo com o resultado, se positivo, transfere a paciente ou os pacientes [casal] imediatamente para o médico iniciar o tratamento regular. Altos, num passado bem recente, não estava fazendo. A testagem em gestantes é rotina em todos os outros municípios. Com Altos, em nossa gestão na Saúde não será diferente, com testes feitos na primeira e na última consulta”, disse a secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa.

Além dos testes rápidos para identificar DST’s, outros serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde como TGO, TGP, Ácido úrico, Uréia, Creatinina, Glicose (jejum), Lipidograma, Gama GT, Amilase, todos testes bioquímicos. De Hematologia e Urinalise vão ser disponibilizados Tipagem Sanguínea, Hemograma e EAS. A Rede Cegonha para fazer exames de gestantes continua funcionando e, agora, com ultrassonografia às terças (8:30 e 13 hrs) e sextas-feiras (13:30 hrs). A Secretaria de Saúde fica localizada na Rua Epitácio Pessoa, 2280, Centro de Altos.