Prefeitura publica decreto com medidas restritivas até domingo (28)

O prefeito Maxwell da Mariínha decretou na tarde desta quinta-feira (25), medidas sanitárias para combater a pandemia do coronavírus no município de Altos. As medidas passam a valer a partir de hoje, às 20 horas, e seguem até às 24 horas do domingo (28) e somente atividades econômicas-sociais consideradas essenciais poderão funcionar presencialmente.

As medidas de enfrentamento à COVID-19 para conter sua propagação foram adotadas pelo Conselho de Operações Emergenciais (COE) e determinam que ficarão suspensas atividades que envolvam aglomeração em espaços públicos e privados; funcionamento do comércio em geral até às 17 hrs (ou até 19 hrs desde que respeitado o período máximo de 9 hrs); repartições públicas devem funcionar com 30% presencial; mercados, hipermercados e supermercados funcionam até às 20 horas; mesmo essencial bebidas e alimentos serão comercializados drive-thru e delivery em estabelecimentos localizado na BR; das 21 hrs às 5 hrs enquanto vigorar o decreto fica proibido circulação em vias públicas ou privadas equiparadas a públicas exceto em deslocamentos de extrema necessidade; e templos, igrejas, centros espíritas e terreiros também funcionarão com restrições.

Lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, serão exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes). Quanto ao consumo de alimentos, bebidas não alcoólicas e bebidas alcoólicas no local do próprio estabelecimento fica vedado, permitido apenas em caso de delivery e drive thru.

O decreto terá fiscalização da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e contará com apoio das polícias Militar e Civil. As medidas serão válidas e reforçadas em todo o território do município. O uso de máscara também se torna obrigatório em vias públicas ou locais que circulem outras pessoas. Festas em ambientes fechados ou abertos realizadas por iniciativa privada ou entes públicos continuam proibidas.